Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2013

Novamente os TCN

E os TCN estão cada vez mais perto... por isso, na pequenez do meu blog, volto a apelar ao vosso voto (se acharem justo exercerem-no)! 
Para isso, basta fazerem estas coisitas: 
1. - ir ao sitehttp://cinemanotebook.blogspot.pt/  2. - Votar na poll "TCN 2013" (está no canto direito do blog, um pouco para baixo), na categoria "TCN 2013: Crítica TV" e escolher a opção "Sonhar Era Fácil", que é o título do meu post nomeado. 
Falta apenas uma semana para as votações terminarem, e toda a ajuda que quiserem dar, de pura e livre vontade, eu agradeço. Mais uma vez vejo-me no meio de gigantes e a concorrência é mesmo muito apertada (e talvez algo desequilibrada, mas os critérios são do júri...).
Obrigado pelo vosso apoio! :)

O Julgamento de Nuremberga [1961]

Imagem
Foi a partir de um dos maiores e mais reputados combates jurídicos da História que Stanley Kramer decidiu fazer este grande épico (que possui uma "overture" e tudo - e que é apenas uma amostra da potente banda sonora) que dá pelo nome de «O Julgamento de Nuremberga». Um ano depois da polémica e do êxito trazido pelo extraordinário «Inherit the Wind», o cineasta quis voltar aos temas quentes e que são alvo de grandes e permanentes discussões pela opinião pública. O resultado: uma grande película, que retrata não só grandiosamente bem todo o julgamento dos juízes nazis em Nuremberga, como também capta na perfeição um ambiente social, político e humano que caracterizou o Mundo nos tempos que se seguiram ao final da II Guerra Mundial. Foi este julgamento de 1948 que tornou célebre a expressão "crimes contra a Humanidade", que continuam a chocar gerações e a trazer tantas novas perguntas para serem respondidas. Com a Alemanha destruída e ocupada pelos Aliados, resta ag…

Renascer das cinzas para quê?

Imagem
Segundo o DN (e outras publicações), foram encontradas gravações inéditas de Freddie Mercury, e a partir delas os outros membros dos Queen (que é como quem diz, os que ainda querem render mais o peixe, o que exclui o baixista exilado John Deacon) estão a planear um novo álbum, ou pelo menos, uma qualquer maneira para continuar a lucrar com o legado do que a banda foi em tempos que já lá vão.
Iap, claro, esta é uma grande "novidade", para a qual já sei o resultado final: irá sair mais um álbum de remixes de artistas falecidos há muito tempo, cuja voz será utilizada não da melhor maneira artística, mas sim monetária. Se for como o «Made in Heaven», o último álbum dos Queen (editado já depois da morte de Freddie Mercury), vamos poder ouvir umas misturas de som da voz do cantor repetidas de forma irritante e "enche-chouriços" constante (porque retirando três ou quatro músicas, essa é a génese do álbum, e de outras incursões mais recentes como no caso de Michael Jackso…

Quentin Tarantino quer fazer mais um western

Imagem
E depois do estrondoso sucesso obtido com «Django Libertado», Quentin Tarantino anseia por executar mais um western. Mais detalhes sobre esta revelação podem ser lidos no Espalha Factos!

Frozen - O Reino de Gelo [2013]

Imagem
Frozen é um filme de animação que se inspirou no famoso conto A Rainha de Gelo, de Hans Christian Andersen. E se bem que, como de costume, a Disney deturpa a história para poder aceder aos propósitos morais dos seus filmes, a intenção mantém-se igual: o filme é a história de Anna e Elsa, duas irmãs e princesas, separadas pelo poder mágico de Elsa (que transforma em gelo tudo o que toca), que destruiu a sua relação familiar e acabou com a estabilidade da cidade onde vivem. Elsa foge para as montanhas, conseguindo cada vez menos controlar o seu poder e os danos que causa, mas Anna quer encontrá-la e descobrir a solução para acabar com todos os males daquela situação. Pelo meio conhece algumas personagens que a irão ajudar nesta grande demanda musical, cómica e sentimental, ao melhor estilo da Disney.
Uma nova aposta forte da Disney, Frozen está pronto para se tornar em mais um grande sucesso de bilheteira da marca, reactualizando os seus hábitos cinematográficos, introduzindo-lhes novo…

O Último Dever (The Last Detail) [1973]

Imagem
«O Último Dever» ficou na História do Cinema pelo seu argumento. Robert Towne (que pouco tempo depois escreveria o inigualável «Chinatown» - com o qual recebeu o Oscar de Melhor Argumento Original -, realizado por Roman Polanski, e também protagonizado por Jack Nicholson) foi controverso para a sua época pela quantidade de palavrões que incluiu nos diálogos das engraçadas e filosóficas personagens desta tragicomédia americana. E ficou guardado na memória dos cinéfilos por, apesar das queixas dos produtores, ter conseguido manter a sua escrita tal como estava, porque na sua opinião, é assim que as pessoas falam no ambiente e grupo apresentados no filme, na vida real. Com uma das mais eletrizantes e fascinantes interpretações de Nicholson, no papel do incontornável e trapaceiro Buddusky, «O Último Dever» foi realizado por Hal Ashby (especialista em grandes dramas disfarçados de comédia como este e também «Bem vindo Mr. Chance», com Peter Sellers e «Harold & Maude»), e relata as per…

As razões da Pirataria

Imagem
Na na, senhores da ACAPOR. Ao contrário do que dizem neste artigo  não foi, na realidade, a pirataria (como uma figura que age sozinha e de forma maquiavélica) que esteve na origem da queda das receitas de bilheteira do Cinema em Portugal e do mercado home video. Ela teve antecedentes! Houve várias razões que, todas juntas, propiciaram e continuam a propiciar o crescimento dos downloads, e a culpa disso reside no próprio mercado cinematográfico! 
A pirataria tem várias justificações:  - os preços incrivelmente altos dos bilhetes praticados na maioria das salas; - a desorganização e falta de competência mostradas na escolha e na péssima divulgação dos filmes em exibição; - a prepotência e a arrogância de certas entidades que tratam os espectadores e os nichos deste mercado (cada vez mais essenciais!) com desprezo e arrogância e que os tomam como parvos; - o atraso elevadíssimo de muitas estreias em relação a outros países (Portugal é ainda dos poucos que estreia filmes de 2010 em 2013…

Cinema King aproxima-se do fim

Imagem
É uma notícia triste, a do encerramento do emblemático Cinema King, da Avenida de Roma. Sobre isso escrevi uma nova notícia para o Espalha Factos, que pode ser lida aqui.

Parkland [2013]

Imagem
Parkland é um curioso exercício narrativo realista que mostra o dia do assassínio de JFK e dos três que se lhe seguiram, através de várias perspetivas que têm apenas uma coisa em comum: todas tiveram um papel a “cumprir” no desenrolar e/ou no atenuar da tragédia que abalou a América do Norte e o resto do Mundo. Estiveram envolvidas muitas pessoas que se tornaram desconhecidas com o passar dos anos, mas que aqui justamente reconquistam o seu papel no caso, pelas interpretações fornecidas pela obra.
Nomeado para o Leão de Ouro do Festival de Veneza deste ano, Parkland é a estreia do produtor e argumentista Peter Landesman no campo da realização cinematográfica. E para abordar o caso célebre que marcou a História, o realizador decidiu pegar na história dos anónimos, dos quais nunca ouvimos falar neste caso, e criou uma história reveladora e bem executada sobre a correria constante que marcou a tragédia e o seu desenvolvimento posterior, tanto a nível jornalístico como pela psicologia das…

Relembrando os TCN

Os TCN estão cada vez mais perto, e por isso volto a apelar ao voto às pessoas que considerarem justo, e assim ajudam a pequenez do meu blog a ser menos pequena. Para isso só basta fazer estas coisas: 
1. - ir ao site
2. - Votar na poll "TCN 2013" (está no canto direito do blog, um pouco para baixo), na categoria "TCN 2013: Crítica TV" e escolher a opção "Sonhar Era Fácil", que é o título do meu post nomeado. 
As votações decorrem até dia 7 de Dezembro, mas se puderem façam isso o mais depressa possível, e as vezes que quiserem! Obrigado pelo vosso apoio! :)

Disparem sobre o Pianista (Tirez sur le Pianiste) [1960]

Imagem
«Disparem sobre o Pianista» é o segundo filme do realizador François Truffaut. Foi feito um ano depois do magnífico «Os Quatrocentos Golpes», com o qual se tornou uma figura de renome no Mundo do Cinema. Adaptado de um romance americano, da autoria de David Goodis, o filme é uma transposição para a realidade francesa do estilo noir da obra policial e das grandes fitas que influenciaram o cineasta na sua própria reinvenção da Arte Cinematográfica, complementada com as sensacionais inovações e experimentações levadas a cabo pela geração da Nouvelle Vague. Cheio de influências dos grandes clássicos americanos, polvilhados pela intrigante banda sonora de Georges Delerue, «Disparem sobre o Pianista» é protagonizado pelo famoso e formidável cantor Charles Aznavour (que há pouco tempo até esteve em concerto por estas bandas, e que tem desenvolvido uma extensa e notável carreira como ator - tal como muitos artistas da sua geração), no papel de Charlie Kohler, o pianista do título, um persona…

O Rato Mickey fez 85 anos

Imagem
Saiu ontem mas ainda está atual, a minha noticia para o Espalha Factos que fala sobre os 85 anos do Rato Mickey. E tem algumas informações que nao saíram em mais nenhum site ou publicação jornalística em Portugal! É consultar o texto neste endereçozito.

A Conspiração do Silêncio (Bad Day at Black Rock) [1955]

Imagem
Existe sempre alguém a procurar alguma coisa nesta parte do Oeste. Para o historiador, é o Velho Oeste. Para o escritor, o Oeste Selvagem. Para o empresário, é o Oeste subdesenvolvido.
O filme começa e um comboio chega à pequena cidade de Black Rock. É a primeira vez em quatro anos que esse transporte pára naquele local. De lá salta John Macreedy (Spencer Tracy), um homem que não pretende passar muito tempo por aquelas paragens e que tem uma questão a pôr aos habitantes de Black Rock. Mas todos (ou quase todos) são hostis para com Macreedy, que começa a aperceber-se que há um grande segredo de que todos têm conhecimento, mas que nenhum quer deitar cá para fora. E todos se questionam a presença de Macreedy na cidade, inclusive Reno Smith (Robert Ryan), o líder de um grupo que domina, com medo e chantagem, todas as poucas pessoas de Black Rock. 

E tudo isto se passa em oitenta e um minutos de filme, nesta preciosidade cinematográfica que dá pelo nome de, em língua lusa, «A Conspiração d…

A nova vida de palco do Sermão aos Peixes

Imagem
Esteve poucos dias em cena no Teatro Nacional D. Maria II, mas eu tive a oportunidade de assistir há cerca de uma semana a «Sermão aos Peixes», uma encenação do fabuloso texto do Padre António Vieira, levada aos dias de hoje e repleta de interatividade. Esta é apenas mais uma prova que as palavras do sacerdote, que se dirige aos peixes e utiliza-os para criar metáforas adequadíssimas aos seres humanas, continuam extremamente atuais e plenas de significado. Através de dois sem-abrigo que, através de diversos engenhos de palco e de uma grande energia de interpretações, dizem o texto de Vieira, a peça utiliza diversos recursos cénicos que dão uma nova vida a um sermão que, para muitos, não interessa grande coisa no nosso tempo.
«Sermão aos Peixes» é uma peça dinâmica, cómica e filosófica, que nos leva ao pensamento de Vieira de uma forma nunca antes vista. Ao contrário de «Comunidade», outra peça do D. Maria que vi recentemente, e que não soube pegar no grande texto que teve como base p…

A Mentira de Armstrong [2013]

Imagem
Pouco tempo depois de ter sido finalmente desmascarada, a fraude de Lance Armstrong é agora levada ao ecrã, através de um interessante e revelador documentário que mostra o poder do mediatismo do ciclista e a manipulação exercida sobre os seus fãs de todo o mundo.
A Mentira de Armstrong explora profundamente toda a controvérsia que rodeou a carreira de Lance Armstrong e a construção de uma das maiores mentiras da História do Desporto. A princípio, a ideia do realizador Alex Gibney passava por filmar o regresso da figura ao ciclismo em 2009. Mas o conceito acabou por ser posto de parte, até que, no princípio de 2013, Lance Armstrong finalmente assumiu a fraude que protagonizou como profissional. E o realizador decidiu aproveitar as filmagens de 2009 para esclarecer a mentira que enganou muitas pessoas (incluindo-o também). O resultado é uma abordagem de proporções inimagináveis a Armstrong, à mentira e aos que nela estiveram envolvidos, e às transformações sociais e económicas que a me…

Malavita [2013]

Imagem
«Malavita» (denominado «The Family» nos states talvez para melhores resultados comerciais - tal como aconteceu, por exemplo, com a adaptação do título de «Harry Potter e a Pedra Filosofal» para o mercado americano na sua estreia original) é o regresso ao mundo da máfia do lendário Robert de Niro. Muitos anos depois de ter feito clássicos incontornáveis como «O Padrinho - Parte II» e «Tudo Bons Rapazes» (referenciado de uma forma curiosa nesta fita), de Niro parece estar de volta a uma série de papéis mais relevantes, após uma época mais morta da sua carreira cinematográfica. Depois de uma considerável surpresa com «Last Vegas», «Malavita» é mais uma prova do triunfal regresso do excelente ator. O filme de Luc Besson, realizador conhecido pela ação cinematográfica fulgurante e, muitas vezes, excessiva que rodeia as suas obras (veja-se «Nikita - Dura de Matar», ou um exemplo com muito mais qualidade, «Léon, o Profissional»), assina em «Malavita» um filme de gangsters muito decente, com…

Andy Kaufman anda por aí?

Ao ler esta insólita notícia (que dá à vida do comediante Andy Kaufman uns contornos ainda mais surpreendentes), recordei-me do final de «Homem na Lua», o filme de Milos Forman que conta com um Jim Carrey em estado de graça, e que passa em revista a vida desta figura tão enigmática do showbiz americano, que tanta coisa deixou por esclarecer.
É que, se os minutos que encerram «Homem na Lua» podiam ser vistos como uma espécie de brincadeira ao próprio Kaufman e às ilusões que criava, depois desta revelação essa cena poderá ter um valor diferente agora. Poderia mesmo ser um indício de que Kaufman estava vivo, porque esta "brincadeirazita" até pode ter um fundo de verdade.
São coisas que um cinéfilo se lembra por associar a realidade aos filmes. E seria bem interessante se a verdade fosse esta...

Fugiu um Condenado à Morte (Un condamné à mort s'est échappé ou Le vent souffle où il veut) [1956]

Imagem
De Robert Bresson, o realizador do excecional «Pickpocket» (que tornou um banal ato de vigarice em excecional arte cinematográfica), este é um filme não sobre carteiristas, mas sobre fugas da prisão. Como Bresson deixou claro no início do filme, numa nota introdutória, o seu objetivo com esta obra é "contar uma história real sem recorrer a enfeites". Há uma preocupação do cineasta em retratar a realidade, utilizando o Cinema e as suas características, mas sem deixar que a Arte domine a não-Arte. Claro que esta máxima é impossível de ser concretizada de uma maneira total, porque nunca a ficção pode dar a realidade, nem a realidade chega ao mundo do ficcional, e também porque nunca se podem substituir uma outra. Mas Bresson tenta cumprir as suas palavras ao máximo, e o resultado é uma brilhante película, engenhosa e iluminada pelo génio francês da Sétima Arte, que consegue, mais uma vez, pegar em pequenos nadas e dizer tudo o que quer transmitir com esta história sobre liberd…

O Fim da Aventura - Amor, conflito e religião

Imagem
«O Fim da Aventura» é um clássico da literatura e uma das obras mais surpreendentes e maravilhosas de Graham Greene. Numa história de paixões, crenças e tensões, o autor explora hábil e genialmente a força do espírito humano, dissecando razões, pensamentos e justificações para a turbulência das personagens e o vaivém em que se encontram as suas vidas. E é fascinante a forma como o autor, sendo católico, consegue criar todo um rol de personagens sem ligações à religião (ou aparentes ligações) e fazer uma história tão credível e filosoficamente profunda.
Greene começou por ser comunista, mas com o passar dos anos (e também auxiliado pela influência da sua mulher), deixou a política e converteu-se ao catolicismo. Uma forte componente religiosa é notória em «O Fim da Aventura» e é isso que torna este um livro tão especial. Não há reflexões tendenciosas nem preconceituosas, mas Greene analisa a maneira como a fé, ou a falta dela, moldam as pessoas a serem quem são, boas ou más, tanto de u…

O regresso de "Beat" Takeshi

Aaaah grande Takeshi! Digam o que disserem, ele ainda rula. E este filme deve ser um mimo para quem gosta dos seus filmes de crime e yakusas. Parará por Portugal, esta fita?

Até Amanhã, Camaradas [2005]

Imagem
Para comemorar o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, o realizador Joaquim Leitão pegou na sua minissérie de 2005 baseada num livro do líder do PCP, Até Amanhã, Camaradas e, das cinco horas de duração da mesma, fez uma reformulação com três para o Cinema. Os resultados não são os melhores, porque mesmo que o conteúdo televisivo tenha qualidade, não é isso que o torna adaptável para o grande ecrã.
Em filme de 180 minutos, sentimos uma narrativa apressada, onde acontecimentos e histórias de personagens são “comidos” sem dó nem piedade, triturados de forma acelerada e incongruente, e entregues ao espectador num prato confuso e cansativo, pela rapidez como trata cada uma das cenas. Ficamos sem perceber como é que algumas personagens surgiram ou onde foram parar, e algumas cenas verdadeiramente inúteis para o Cinema são melhor aproveitadas do que aquelas que teriam mais interesse na sala escura, que já fica afetada pela qualidade da película da série, filmada para TV, não encaixar n…

Last Vegas - Despedida de Arromba [2013]

Imagem
Para quem achava que Robert de Niro, Michael Douglas, Morgan Freeman e Kevin Kline já não tinham nada para nos oferecer, eis que chega um filme que contraria esse preconceito: Last Vegas – Despedida de Arromba é o encontro cinematográfico entre quatro grandes lendas de Hollywood, que nos faz rir e pensar no envelhecimento e no poder das grandes amizades.
Last Vegas é um filme para divertir o espectador com o divertimento dos quatro grandes atores que protagonizam esta história que, mesmo parecendo semelhante a tantos outros filmes do género que os EUA produzem a cada ano, faz a diferença pela nova abordagem e pela qualidade das interpretações. Iniciando com uma pequena cena de abertura, em que vemos os quatro amigos nos seus tempos de juventude, e passando logo para o tempo presente – cinquenta e oito anos depois -, Last Vegas prova ser não só um filme cómico que está bem conseguido, como consegue ser também uma reflexão inteligente e cativante sobre a passagem do tempo e os problemas…

É de grandes momentos que se faz a História do Cinema

Imagem
Just get up off the ground, that's all I ask. Get up there with that lady that's up on top of this Capitol dome, that lady that stands for liberty. Take a look at this country through her eyes if you really want to see something. And you won't just see scenery; you'll see the whole parade of what Man's carved out for himself, after centuries of fighting. Fighting for something better than just jungle law, fighting so's he can stand on his own two feet, free and decent, like he was created, no matter what his race, color, or creed. That's what you'd see. There's no place out there for graft, or greed, or lies, or compromise with human liberties. And if that's what the grownups have done with this world that was given to them, then we'd better get those boys' camps started fast and see what the kids can do. And it's not too late, because this country is bigger than the Taylors, or you, or me, or anything else. Great principles don'…

2001: Odisseia no Espaço regressa aos Cinemas

Imagem
Sim, é esta a novidade que os Cinemas UCI trazem para o regresso das suas Sessões Clássicas. Para mais informações, leiam a notícia completa que escrevi para o Espalha Factos. Vai ser, sem dúvida, um dos acontecimentos cinematográficos do ano.

História de Gangsters (Miller's Crossing) [1990]

Imagem
«História de Gangsters», um dos melhores filmes dos irmãos Coen, é uma curiosa e potente incursão da dupla de cineastas pelo universo dos filmes de crime que dizem tanto à alma da Sétima Arte americana (desde James Cagney e Edward G. Robinson aos mafiosos de Martin Scorsese, passando também pelas tentativas mais recentes de ressuscitar o género, como «Inimigos Públicos» ou «Força Anti-Crime»), que filmam os criminosos à sua maneira, ou seja, com todo aquele tom negro e arrebatador que caracteriza os seus filmes mais bem conseguidos (sim, porque mesmo que eles sejam muito bons a fazer comédia, é o lado "noir" dos Coen que mostra a verdadeira genialidade da sua cinematografia - veja-se o caso mais representativo e verdadeiramente "obra primaico", «Blood Simple - Sangue por Sangue»). O que os irmãos fazem é revitalizar o género, que muitos insistem em considerar (injustamente) datado e despropositado, não pegando no estilo de outros autores que trabalharam os gangste…

Dá Tempo ao Tempo (About Time) [2013]

Imagem
Eis uma pequena grande surpresa entre as muitas estreias que, esta semana, inundam de novidades as salas de Cinema nacionais: «Dá Tempo ao Tempo» é uma deliciosa comédia que, tendo tons de sci-fi (que aos mais obcecados em comparar filmes com outros filmes, poderá ter parecenças com as aventuras de Bill Murray no clássico do humor americano «Groundhog Day» - porque a ela vai beber um pouco na narrativa, na mensagem filosófica e no romantismo fofinho), é uma aposta inteligente e completamente surpreendente de uma das maiores mentes da comédia britânica, Richard Curtis. Foi ele que escreveu muitos dos hilariantes diálogos de «Black Adder», as patetas desventuras d' «A Vigária de Dibley» e as histórias mais plásticas e "softs" de «Quatro Casamentos e um Funeral», «Notting Hill» e «O Amor Acontece» (tendo neste último título o papel de realizador). É um homem que possui uma criatividade imparável e que, felizmente, parece nunca querer esgotar-se. E «Dá Tempo ao Tempo» quer …