Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2014

A Recordar: Natalie Wood

Imagem
Com 5 anos apareceu pela primeira vez no grande ecrã. E apesar de serem participações sem o maior relevo, Natalie Wood começou a dar nas vistas logo nos primeiros anos de carreira. Aliás, Wood destacou-se por ter recebido 3 nomeações aos Oscars antes de ter 25 anos. Uma atriz que acompanhou a evolução da era clássica de Hollywood (mais as revoluções que sofreu o establishment), e que nela brilhou, até à década de 60, como poucas outras artistas da sua geração. Colaborando com grandes realizadores e fazendo par com algumas das maiores estrelas da época, Wood sobreviveu ao tempo graças ao imaginário cinematográfico que cresceu do seu trabalho. Hoje recordamo-la como uma atriz que entrou em alguns dos mais célebres e imitados filmes americanos. 
É a obra desta artista que está hoje em destaque em mais uma edição da rubrica quinzenal "A Recordar", que escrevi para o Espalha-Factos, e que podem ler AQUI!

Mais uma emissão do EF Rádio...

Imagem
... em que participei como co-apresentador (e no início, falo sobre Mike Nichols). Um programa com várias novidades do Espalha-Factos, gravado nos estúdios da Rádio Zero, no Instituto Superior Técnico. Podem ouvir o podcast aqui em baixo!

EF Rádio #3 by Espalhafactos on Mixcloud

Um Lance no Escuro... e o Samuel Andrade

Na emissão desta semana de Um Lance no Escuro, estivemos à conversa com o Samuel Andrade, blogger de Cinema, colaborador do site FilmSPOT e autor do blog The Short Guide To Movies, nomeado para os TCN Blog Awards. Para ouvir, como sempre, na Rádio Autónoma, clicando aqui.

“Hollywood, tens cá disto?”: Sem Sombra de Pecado (1983)

Imagem
Já aqui falámos sobre Balada da Praia dos Cães, um dos filmes mais célebres de José Fonseca e Costa. E nesta edição vamos descobrir um outro filme do realizador, que se revelou também um considerável êxito no ano em que estreou no nosso país. Sem Sombra de Pecado baseia-se no conto E aos Costumes Disse Nada, integrado no livro Gaivotas em Terra, de David Mourão-Ferreira, e recebeu vários prémios em festivais nacionais e internacionais, tendo sido, também, selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Mais um dos grandes sucessos de bilheteira do realizador, em análise numa nova edição da rubrica mensal "Hollywood, tens cá disto?", do Espalha-Factos!

Mike Nichols: 5 filmes essenciais

Imagem
Recordamos vários trabalhos emblemáticos de Mike Nichols, numa seleção de cinco títulos do realizador galardoado com um Oscar, que influenciou o novo cinema de Hollywood e que elaborou alguns dos filmes mais famosos da modernidade. Um artigo para ler no sítio do costume, ou seja, o Espalha Factos.

20.000 Dias na Terra (20,000 Days on Earth) [2014]

Imagem
Uma espécie de documentário, com muita ficção à mistura, sobre um dos músicos mais carismáticos da atualidade, na perspetiva e na voz do próprio. É uma das obras mais inventivas que vimos em muito tempo – e das poucas que consegue realmente ressuscitar e dar uma nova vida ao conceito deste género cinematográfico. 
Acompanhamos um dia normal na vida de Nick Cave. Aliás, não se trata de um dia normal como todos os outros dias normais, porque o que vemos no filme é o percurso quotidiano que o músico australiano e vocalista dos Nick Cave and the Bad Seeds fez, naquele que é o seu 20.000.º dia de vida no planeta. E por isso, apesar de querer parecer vulgar e banal, nunca deixa de ser especial para todos os espectadores – porque, obviamente, se esta não é uma personalidade como as outras (e lá está, se não é um indivíduo “normal” – algo que revela muito do espírito do documentário, já que este desconstrói os pormenores mais corriqueiros do dia a dia através de uma forma diferente, por caus…

A Viagem a Itália (The Trip to Italy) [2014]

Imagem
Depois do sucesso da primeira viagem, filmada em 2010 para a televisão e para o cinema, Rob Brydon e Steve Coogan decidiram repetir a fórmula. E o resultado volta a ser incrível, neste grandioso passeio por Itália, onde apreciam a sua gastronomia e a vivência das suas gentes… e desenvolvem, também, mais uma série de conversas hilariantes, sobre tudo e mais alguma coisa. 
Numa era em que a televisão parece querer ocupar à força o lugar do cinema, – porque o cinema não tem, ou não quer ter, forças suficientes para se distanciar dos modelos televisivos, aproximando-se inevitavelmente, e cada vez mais, desse outro ecrã, torna-se interessante analisar um caso de sucesso como este. Elaborado para ambos os formatos (os dois filmes são compactos de duas minisséries que passaram originalmente na BBC), A Viagem a Itália é o resultado de uma seleção criteriosa dos momentos mais memoráveis deste reencontro entre Rob Brydon e Steve Coogan, num périplo gastronómico que vive dos engraçadíssimos m…

Um Lance no Escuro, os Maias e Pedro Inês!

Imagem
Nesta nova emissão do Lance, falámos com o actor Pedro Inês, o João da Ega da versão cinematográfica de «Os Maias - Cenas da Vida Romântica». Uma conversa acutilante sobre Cinema, a vida artística... e muito mais! Para ouvir é preciso ir aqui.

O programa de rádio do Espalha Factos

Imagem
Além da habitual fornada de «Um Lance no Escuro», ontem foi emitida, mas na Rádio Zero, a segunda emissão do programa de rádio do Espalha-Factos, que apresentei, ao lado do Tiago Varzim e da Francisca Dias. Falo no princípio de algumas estreias de Cinema desta semana e da passada, e acontecem outras coisas giras pelo meio. Para ouvir, basta ir aqui.

Nightcrawler - Repórter na Noite [2014]

Imagem
É uma reflexão cínica e sarcástica sobre a eterna relação entre a comunicação social e o sensacionalismo, onde encontramos Jake Gyllenhaal num dos papéis mais surpreendentes da sua carreira. Nightcrawler é uma das estreias da semana e, também, um dos filmes mais interessantes e intrigantes destes meses finais de 2014.
Nightcrawler – Repórter na Noite é a história de um zé-ninguém que se move por um desejo de ascensão, feita por qualquer meio, via, ou intenção profissional. Devido a uma pequena coincidência do quotidiano, Lou Bloom (Gyllenhaal) encontra a solução para o desespero que povoa a sua vida miserável, ao descobrir o estranho, obscuro e competitivo mundo do jornalismo freelancer noturno, em que indivíduos andam à caça de acidentes de viação, assassínios ou desastres de qualquer outra índole, para que possam ser filmados com o objetivo de, pouco tempo depois, serem vendidos à estação televisiva que fizer a melhor oferta. Mas o que começou por ser uma pequena brincadeira tor…

John Wick [2014]

Imagem
Quantos são, quantos são? Venham eles, que Keanu Reeves não tem medo de ninguém – porque todos os outros é que têm de tremer quando ele chega, com a sua sede implacável de vingança. John Wick é uma agradável surpresa dentro dos filmes de ação que têm chegado aos cinemas, porque deve ser um dos raríssimos exemplos do género que consegue ter algum interesse para o espectador, não se resumindo aos efeitos especiais e à banalidade mais corriqueira deste tipo de histórias. 
É um filme de ação? Sim, mas de uma ação cheia de adrenalina e com alguma minúcia na sua preparação, algo que não conseguimos encontrar regularmente nesta nossa modernidade, dominada por efeitos especiais utilizados para tudo e para nada. E ao contrário da maioria dos seus congéneres, John Wick cumpre as premissas que qualquer filme de ação deveria ter como palavra de ordem: entretenimento exequível e agradável, bem ritmado e executado, onde os clichés misturam-se, e bem, com o estilo da personagem (e sim, Keanu Reeves

Um Lance no Escuro... e palhaçadas

Imagem
Uma edição improvável de «Um Lance no Escuro»? É a melhor maneira de definir esta divertida conversa com o palhaço mais mediático da palhaçável sociedade portuguesa, emitida na passada quarta-feira. Cerca de 26 minutos de parlapiê com o Batatinha, a recordar belas memórias da infância de muitos de nós, como também a falar de novos projectos... e de Cinema, claro. E para ouvir, basta dirigirem-se, como sempre, ao esplendoroso site de arquivo de podcasts da Rádio Autónoma.

Um Lance no Escuro... e Eduardo Rêgo!

Imagem
Eis o podcast da emissão desta semana de Um Lance no Escuro. Uma grande conversa com o Enorme Eduardo Rêgo, a voz da BBC Vida Selvagem e de diversos outros programas, que pode ser ouvida no site da Rádio Autónoma.

Nomeações TCN 2014 - votações até dia 25 de Dezembro!

Imagem
E pronto, parece que é isto: este ano atribuíram à minha pessoa 5 nomeações nos TCN Blog Awards 2014, cuja cerimónia será feita em Janeiro de 2015. Foi algo inesperado receber estas boas notícias, sobre o trabalho que tenho feito no Espalha-Factos (que está também nomeado na categoria de Blogue Colectivo, podendo ser votado AQUI), principalmente por constar nas listas onde se inclui tanta boa gente que admiro. Deixo aqui a lista das minhas nomeações, com os blogs indicados (este ano o sistema está mais disperso) para se votar nas mesmas (isto é, se acharem que este bicho merece o vosso clique). As polls encontram-se na barra lateral de cada um dos estaminés:
Entrevista - VOTAR António-Pedro Vasconcelos Vittorio Storaro
Crítica de Cinema - VOTAR O Lobo de Wall Street
Reportagem/Cobertura - VOTAR Capitão Falcão
Blogger do Ano - VOTAR Rui Alves de Sousa
Obrigado a todos pelo vosso apoio e por terem a paciência de ler estas e outras linhas da minha autoria! Votando ou não nas minhas nomeações (a…