quinta-feira, 25 de junho de 2015

A vida e a morte, o riso e a lágrima


Depois do sucesso do primeiro ciclo em 2014, o cinema de Ingmar Bergman está de regresso às salas. Um conjunto de seis filmes menos conhecidos do cineasta sueco, para (re)descobrir a partir de hoje em cópias digitais. 

A nova seleção passa por três décadas de grande produtividade de Ingmar Bergman. Mas ao contrário do que seria de esperar, não iremos ao (re)encontro dos filmes mais celebrados do autor. Aliás, isso já tinha sido feito no ciclo anterior, com mais de uma dezena e meia de títulos, entre os quais se encontravam autênticos clássicos do cinema, como Morangos Silvestres, O Sétimo Selo, A Máscara e Lágrimas e Suspiros – e que agora estão disponíveis em DVD, numa série de novas edições lançadas pela mesma distribuidora. 

No entanto, não é pelo “mediatismo” que se pode avaliar a complexidade de um realizador, e este pequeno ciclo, intitulado Bergman Inesgotável, leva-nos a analisar os vários caminhos que Bergman gostava de explorar. Aqui poderemos ver dois dos seus títulos mais marcantes e profundos, num ciclo com algumas curiosidades menos conhecidas da sua filmografia, interpretadas por vários atores-fetiche do cineasta.

Leiam o artigo integral na Máquina de Escrever.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Once again no Clarão


Estou de férias do Lance mas ainda vou aparecendo, de quando em vez, no "Clarão", enquanto outras ideias continuam a ser magicadas nos entretantos. Nesta emissão, o Gil e eu falámos de música, cinema e literatura, numa conversa engraçadita que misturou uma banda japonesa, Ingmar Bergman e Jerry Lewis, e Thomas Mann e Albert Cossery. Podem ouvir tudo no sítio do costume, já aqui em baixo.


CLARAO 18/06

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Um Lance no Escuro... e Afonso Cruz!


Um Lance no Escuro, com o escritor Afonso Cruz, ao vivo na Feira do Livro. Nesta edição poderão ficar a conhecer também outras facetas deste escritor: o músico, o ilustrador e o realizador de filmes de animação.

Aqui está a gravação da emissão de Um Lance no Escuro ao vivo na Feira do Livro. Uma óptima maneira de nos despedirmos (por enquanto) das lides radiofónicas. Muito obrigado a todos os que possibilitaram este acontecimento, em especial ao staff da Feira e da Rádio Autónoma, e obrigado a todos os que puderam dispensar 30 minutos do seu tempo para ouvirem a entrevista feita por este miúdo demasiado maluco. Muito obrigado ainda a todos os 20 convidados que preencheram esta 3.ª temporada do Lance, a maior e a mais ambiciosa de todas até agora. Foram eles, por ordem cronológica: Eduardo Rego, Batatinha, Pedro Inês, Samuel Andrade, Jorge Reis-Sá, Mário De Carvalho, Pedro Mexia, Os Capitães da Areia, Guilherme Fonseca, Nuno Galopim, a malta do À pala de Walsh, Ricardo Gonçalves, Jorge Silva Melo, João Leitão, Anabela Mota Ribeiro, TAPE JUNk, Pedro Cinemaxunga, Camané, André Barros e Afonso Cruz! Voltamos em breve com mais novidades, e mais umas quantas ideias e convidados improváveis. Até à próxima... e vejam sempre bons filmes!


UM LANCE NO ESCURO 34

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Filmes em 60 segundos: A Verdade Contra Tudo (The Thin Blue Line) [1988]


Nem tudo é o que parece, porque é difícil saber quando a Justiça está mesmo a seguir o caminho da Verdade. «The Thin Blue Line» leva-nos pelos meandros obscuros da subjectividade, ao reconstituir os acontecimentos que causaram a condenação de um inocente nos EUA, através de um método visual meticuloso que, na actualidade, não é mais do que um fait-divers constantemente utilizado por telejornais, telecoisas e programas da manhã. Exemplar na construção detalhada das perspectivas de cada interveniente, o filme de Errol Morris tornou-se, com o tempo, num dos mais influentes documentários de sempre - e ainda Hoje sentimos o seu efeito, cru e realista, mesmo que a técnica já não seja a inovação que foi naqueles finais dos anos 80. Ficou o impacto de uma incrível história verídica extremamente bem contada, um exemplo de muitas das falhas que, agora e sempre, continuarão a minar o bom funcionamento da Lei.

★ ★ ★ ★ 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Filmes em 60 segundos: Mistaken for Strangers [2013]


Acompanhando parte de uma digressão dos The National, Tom Berninger, irmão mais novo de Matt, o vocalista da banda, filma momentos dos concertos, dos ensaios e de todas as entranhas dos bastidores de cada espectáculo. No entanto, «Mistaken For Strangers» é mais sobre a relação entre os dois Berningers do que sobre o percurso do grupo. E é por focar (talvez acidentalmente) questões que são normalmente difíceis de ser credivelmente filmadas, como os conflitos entre irmãos, a fraca auto-confiança de Tom e a personalidade confusa de Matt (entre outras pequenas temáticas que captam o espectador), que este pequeno e curioso documentário consegue ser tocante e original, levando-nos para um meio familiar que tem muito mais a ver com as relações humanas do que com gostos musicais e que, acima de tudo, não confunde o sucesso mediático e artístico de uma banda com convenções desinteressantes que preenchem muitos típicos “rock docs”.

★ ★ ★ 

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Um Lance no Escuro ao Vivo!


Para celebrar o final da 3.ª temporada do programa, a última emissão vai ser gravada ao vivo na Feira do Livro de Lisboa na próxima quarta-feira (e será transmitida na semana seguinte, na Rádio Autónoma). Venham assistir a uma conversa com o autor Afonso Cruz! E a entrada é LIVRE! Tragam amigos e vão acompanhando as novidades no evento criado no facebook - mais logo irei colocar lá informações sobre o espaço da Feira em que decorrerá a conversa. Apareçam! 

Outro Clarão


Falámos de filmes, de clássicos, de música e de reclames publicitários. Mais um Clarão, mais um bonito momento de cavaqueira com o André Vieira e a Marta Queiroz, e que podem ouvir já aqui em baixo!


CLARÃO 04/06

Um Lance no Escuro... e André Barros!


O convidado desta penúltima emissão da terceira temporada do Lance é André Barros, compositor que lançou recentemente o álbum "Soundtracks - Volume 1", que reúne uma selecção de vários temas da sua autoria para várias bandas sonoras. Uma conversa sobre música e cinema, que podem ouvir aqui. E esta semana vamos gravar uma última emissão ao vivo, que será emitida na quarta-feira da semana seguinte, e depois partimos para férias!


UM LANCE NO ESCURO 33

segunda-feira, 1 de junho de 2015

MEMÓRIA - Imagens para um Conceito

Para o último trabalho de Géneros Televisivos, cadeira da minha licenciatura, tive de pegar num conceito e construir um vídeo à volta dele. Eis o resultado final: uma sopa de imagens, sons (com uma ritmada música dos Madness como pano de fundo) e recordações que abrangem várias perspectivas sobre o que é a MEMÓRIA. Um exercício de timing e montagem que me deu imenso gozo, principalmente pela felicidade que senti ao visionar pela primeira vez o resultado final - porque ao contrário de 99,9% das coisas que faço, este vídeo saiu exactamente como eu queria e como tinha imaginado. Ora vejam e opinem!


MEMÓRIA - Imagens para um Conceito from Rui Alves de Sousa on Vimeo.